domingo, 16 de maio de 2010

Pompons!

COMO SE FAZEM?


Os pompons são bolinhas muito fofas e interessantes para serem usadas de diversas formas de enfeites.
Para fazer o pompom vais precisar de lã, tesoura e um pedaço de papelão (reaproveita embalagens que tens em casa).
Corta dois círculos em papelão e faz também um círculo menor no meio e recorta. (para esse pompom usei um círculo de 9 cm de diâmetro). Junta os dois círculos.

Agora comeca a enrolar a lã passando-a pelo buraco central e vai seguindo o círculo, preeenchendo-o completamente.

Para facilitar e não cansar o braço faça um mini novelo que entre no buraco, assim vai mais rápido. Se a lã acabar é só continuar com outro fio normalmente.
O mais importante é cobrir bastante todo o papelão até que fique bem gordinho.

Agora vais cortar a lã na borda entre os dois círculos de Cartão. Para isso abre um espaço onde possas ver o papelão e encaixa a tesoura entre os dois círculos. Presta atenção para não soltar a mão no meio do círculo para não perder os fios.

Agora pega num pedaço de lã e passa entre os dois círculos de papelão para manter os fios do pompom unidos. Esse é o segredo do pompom, amarra com um nó bem apertado e reforca para não se soltar depois.

Agora já podes eliminar os círculos, corta um círculo e retira-o. Em seguida, corta o segundo também.
Finaliza cortando as sobras do fio que utilizaste para dar o nó e vai aparando a lã para que fique bem redodinho e fofo.
Não te preocupes se o teu pompom estiver a ficar mais pequeno, pois quanto mais aparar mais cheinho fica o pompom, por isso é bom fazer os círculos de cartão um pouco maior do que o tamanho desejado para o pompom.

Com essa técnica dá para fazer não só pompom de lã mas também de retalhos de tecido, para isso usa tirinhas finas do tecido, fica muito bonito!

2 comentários:

  1. Adorei a sua dica para que o pompom fique maior, pois o meu também ficava cheionho mas pequeno. Amei
    Gostaria de receber dicas pelo meu e-mail: apsarj.2010@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. por favor gostaria de saber quantos pompons do tamanho de uma bola de gude grande com um novelo de lã? e quanto devo cobrar cada um?
    obrigada, pois suas dicas e técnicas são as melhores que já encontrei.

    ResponderEliminar